quinta-feira, 1 de outubro de 2015

Seja o OUTRO que você gostaria que TODO MUNDO fosse



TODO MUNDO quer ser bem atendido nos 0800 da vida, na telefonia, na TV a cabo, nas lojas, nos sites, nos serviços em geral... e, EM ÚLTIMA INSTÂNCIA, ATÉ PELO GOVERNO! POR QUE NÃO? Mas na hora de "TODO MUNDO" atender aos SEUS clientes, SEUS colegas, vizinhos... aí, o jogo muda...

Acho que nós, brasileiros, estamos com a DOENÇA DO VENHA A NÓS...

O OUTRO é sempre o culpado por nossas mazelas... “eu fiz, mas todo mundo faz”, “ele fez primeiro”, “mas eu posso/quero/mereço”, como irmãos que brigam e se defendem perante o pai... Mas, é até compreensível... Num país onde a MALANDRAGEM é palavra de ordem e quem deveria dar o exemplo é EXEMLAR em estipular regras para ... rs... quem diria... OS OUTROS, e uma indecência para “ROUBAR no jogo”... (sim, estou falando da politicada, que é hábil em cobrar multas, impostos, taxas, mas que manipula balanços contábeis de estatais e banaliza nossa Lei de Responsabilidade Fiscal! Que negligencia a saúde e a educação! Que paga uma merreca a professores e policiais e... culpa quem? Os OUTROS!!!).

Deveríamos poder parar de contar com o “JEITINHO”, a “MALANDRAGEM”, o “HUMOR do dia” e passar a contar mais com o senso de CIDADANIA, a SERIEDADE e o PROFISSIONALISMO de TODOS NÓS. Você espera algo? FAÇA O MESMO, deixe de esperar pelos OUTROS e seja VOCÊ o EXEMPLO! Não deixe seu cliente sem resposta, não fique teclando nas redes, enquanto alguém o aguarda do outro lado da linha, ou na fila de atendimento, não fure filas! NÃO ESTACIONE NAS VAGAS “DOS OUTROS”. Não jogue lixo na rua! Não fique com o troco que lhe foi dado por equívoco! E NÃO SEJA CÚMPLICE! Não assista a uma cena de abuso sexual no ônibus, trem, metrô, escola sem fazer nada, ajude, peça ajuda... E se não fosse com “O OUTRO”, mas com você, com seus filhos??? Não se sinta constrangido em chamar a atenção de alguém que furou uma fila, mas fale com educação (na 1ª vez), pois ele(a) pode ter se enganado... Já na 2ª, rs... dê mesmo uma bronca e mostre que “ISSO AQUI É LUGAR DE GENTE SÉRIA”. Ok... Nem sempre dá para dar uma bronca, o cara pode ser grande, vai saber... você pode não estar com aquela disposição... Chame um gerente, movimente o resto da fila... ou, simplesmente, MANTENHA SUA CAPACIDADE DE SER UM EXEMPLO... já é muito.

Concordo 100% que “GENTILEZA GERA GENTILEZA”,  mas “ARRUAÇA GERA ARRUAÇA” e vivemos num país onde isso é nítido! Em nossos carnavais, então... “Aqui tá com cheiro de mijo, então vou mijar aqui!” Nãaaaaoooo!!!! VOCÊ NÃO É UM CACHORRO!!!  Não mije ali só “porque o OUTRO mijou”!!! 

Está aí um bom exercício, quem é O OUTRO? QUEM É VOCÊ? E, QUEM SOMOS NÓS, em família, comunidade e sociedade? Acredito também que “CONSCIÊNCIA GERA CONSCIÊNCIA”.

Sejamos RESPONSÁVEIS e CORRESPONSÁVEIS! Não aja, julgue, manipule ou vote por interesses puramente pessoais, lembre-se de seus filhos e dos filhos de seus filhos! Lembre-se que ser “O OUTRO” é uma questão de referencial. Não seja tão mesquinho, ou autoritário, quando você mesmo não cumpre nem metade do que exige dos seus familiares, amigos, colegas, vizinhos...  Respeite as individualidades, seja você um indivíduo ativo e deixe o “OUTRO-irresponsável”, o “TODO MUNDO”, que, vamos combinar... é muita gente,  não ser tão culpado, ou melhor, IMPORTANTE assim...

Seja o “OUTRO” que você gostaria que “TODO MUNDO” fosse!!
-------------------------------

“É próprio da natureza humana, lamentavelmente, sentir necessidade de culpar os outros dos nossos desastres e das nossas desventuras.”
- Luigi Pirandello
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário